Princípios da Dieta de Atkins

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Princípios da Dieta de Atkins

A Dieta de Atkins não é um fenômeno novo. A Dieta apareceu pela primeira vez no final de 1970 e tem crescido sua popularidade nos últimos anos, em resposta à mania da Dieta de Baixa Gordura. Como os Dietistas da época tiveram problemas com planos de baixo teor de gordura, eles procuraram por uma nova solução e o Dr. Atkins apresentou uma Nova Dieta que revolucionou o mundas das Dietas.

Um grande número de pessoas já entraram na onda da Dieta de Atkins e tem havido muitas campanhas publicitárias como resultado. Mas quais são os princípios básicos da Dieta de Atkins?

A Dieta de Atkins é baseada em uma teoria de por que ficar gordo. De acordo com Dr. Atkins, o excesso de consumo de carboidratos e açúcares simples leva ao ganho de peso. O modo como o corpo processa os Carboidratos que você come tem mais a ver com a sua cintura do que a quantidade de gordura ou calorias que você consome. Em seu livro, Atkins descreve um fenômeno chamado de “resistência à insulina.” Ele teoriza que muitas pessoas com excesso de peso têm células que não funcionam corretamente.

Celula

O Jogo das Compensações Dentro do Nosso Corpo

Quando você consome Carboidratos e açúcar em excesso, seu corpo percebe que os níveis de açúcar estão elevados. A insulina é liberada pelo pâncreas, a fim de armazenar açúcar como glicogênio no fígado e células musculares para energia extra mais tarde. No entanto, seu corpo só pode armazenar glicogênio até um certo tempo. Assim que seu corpo atinge seu limite de armazenamento de glicogênio, o excesso de Carboidratos são armazenados como gordura. Isso acontece com todo mundo que come muitos Carboidratos.

No entanto, os indivíduos resistentes à insulina tem um tempo ainda mais difícil para utilizar e armazenar o excesso de Carboidratos. Quanto mais insulina que o seu corpo é exposto, mais resistente torna-se. Ao longo do tempo, o pâncreas libera mais insulina e as células se tornam resistentes à insulina. As células estão tentando se proteger dos efeitos tóxicos da elevada taxa de insulina. Eles criam menos glicogênio e mais gordura.

Como resultado, os indivíduos resistentes à insulina ganham um peso extra. Os Carboidratos são convertidos em gordura, ao em vez de energia. Outros efeitos secundários incluem fadiga, uma certa nevoa no cérebro (a incapacidade de se concentrar, memória fraca, perda de criatividade), baixa de açúcar no sangue (o que pode conduzir a hipoglicemia), inchaço intestinal, sonolência, depressão e aumento de açúcar no sangue. Há muito mais do que o peso em jogo quando você está resistente à insulina.

Proposta da Dieta de Atkins Colocar Tudo em Equilíbrio

O remédio para as pessoas que são resistentes à insulina é uma Dieta restrita em Carboidratos. O cerne da Dieta de Atkins é uma limitação dos Carboidratos em todas as suas formas. Os Alimentos restritos sobre o plano da Dieta de  Atkins incluem açúcares simples (como biscoitos, refrigerantes e doces) e Carboidratos complexos (como pão, arroz e grãos). Mesmo Carboidratos que são considerados saudáveis, como aveia, arroz integral e pão de trigo integral, são restritos pelo programa.

Na Dieta de Atkins Você tem que restringir sua ingestão de Carboidratos para menos de 40 gramas por dia. Isto irá colocar seu corpo em um estado de cetose. Enquanto em cetose, seu corpo vai queimar gordura como combustível. De acordo com a pesquisa do Dr. Atkins, o estado cetose também afetará a produção de insulina e vai impedir que mais gordura seja formado. Seu corpo vai começar a usar a gordura armazenada como uma forma eficiente de combustível, e você vai perder peso.

Outro benefício do plano da Dieta de Atkins é que a cetose vai acabar com o seu desejo por Carboidratos. Se você estiver vivendo em uma Dieta de Baixo Carboidrato pesada, você pode ter encontrado que você simplesmente não pode consumir bastante Carboidratos. Com a restrição de Carboidratos e cetose vem uma redução na compulsão por Carboidratos. Pessoas que estiveram na Dieta de Atkins por algum tempo relataram que elas não desejaram Carboidratos como faziam antes.

Nada Acontece da Noite Para o Dia

Dia Para Noite

Embora as fases iniciais da Dieta de Atkins são bastante rigoroso, o programa ensina você a restaurar o equilíbrio para a sua Dieta a longo prazo. As pessoas que usam a Dieta de Atkins lentamente reintroduzem quantidades mínimas de Carboidratos em sua Alimentação até encontrar um equilíbrio confortável entre sua Saúde e uso de Carboidratos.

Os princípios básicos da Dieta de Atkins foram adaptados para muitos outros planos de Dieta de Baixo Carboidrato. No entanto, a popularidade da Dieta de Atkins continua a ser forte como uma das soluções mais eficazes de baixo Carboidrato para aqueles que são resistentes à insulina.

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